segunda-feira, 8 de maio de 2017

Tem dias que o estudo não rende.

Não tem jeito. Tem dias que a coisa não anda. Você se esforça, tenta estudar e até muda o lugar de estudos para ver se a vontade vem. Mas ela não vem.

E eu não estou falando de preguiça não!!!! É mais cansaço misturado com ansiedade! Você fica pensando no quanto ainda falta pra terminar, que ainda tem milhões de revisões pra fazer, lei seca pra ler e doutrina pra resumir.

E o pior é o tempo que não passa. Você olha no relógio a cada 5 minutos e pensa: "daqui 10 minutos eu começo". E não começa.

Já aconteceu com todo mundo, eu tenho certeza. Mas o que fazer para melhorar?

Olha, se eu tivesse a resposta eu vendia e ficava bilionária. 

Maaaaas, tem coisas que eu percebo que me deixam piores que outras, então o que eu posso fazer é te dizer o que me ajuda a melhorar....vamos lá?

#1 - Dormir bem. Eu não consigo enfatizar a importância disso. Se eu durmo mal ou pouco é certeza que o dia seguinte não vai render. Por isso, PRA MIM, 8h de sono são fundamentais. Menos ou MAIS que isso estraga meu dia =/

#2 - Tirar um dia da semana para descansar. Eu tive uma fase em que estudava de domingo a domingo... nem preciso dizer que isso acabou comigo né? Se eu soubesse que passaria em um concurso em 3 meses sem sombra de dúvidas que eu estudaria todos os dias. Mas a gente não sabe quando o dia da posse vai chegar, e se matar de estudar TODOS os dias não só vai te desgastar como vai arruinar sua saúde (especialmente a mental). O que eu faço? Sábado OU domingo eu tiro o dia pra não fazer (quase) nada. Por que quase? pois eu faço revisões todos os dias, e pra não acumular eu as faço inclusive no dia off. Mas isso vai de cada um.. tem gente que prefere se desligar completamente. Eu prefiro me desligar parcialmente rsrs.

#3 - Não forçar os estudos. Sabe quando já são 1h da manhã e você ainda tem doutrina pra ler mas voce está tão mas tão cansado que as letras do livro já estão "andando" na pagina? Você concorda que forçar não vai adiantar? É melhor parar um pouco e "perder" umas horinhas pra descansar e quando voce voltar a estudar toda aquela andança de letras vai ter parado hihi.

#4 - Saber diferenciar preguiça de cansaço. Eu sou a rainha da preguiça. Se puder eu fico o dia todo deitada vendo tv ou jogando the sims #amo. Por isso, uma coisa em que eu fiquei boa é em diferenciar preguiça de cansaço. O cansaço é o esgotamento, é não aguentar mais 1 minuto do que voce está fazendo. A preguiça é a não vontade de fazer algo. Conseguiu entender? =)

#5 - Tenha a melhor coach do mundo: sua mãe. Está com preguiça? Experimenta falar isso pra sua mãe pra ver o tapa na cara kkkk. Mas falando sério, tem motivação melhor do que pensar em falar pra sua família: "passei!". Se tem alguem que te incentiva mais no mundo inteiro com certeza é sua família. Então não tenha medo de pedir um pouco de motivação a eles 

#6 - Por fim, e o mais importante: PARE DE PENSAR TANTO NO FUTURO. Poxa, já é extremamente dificil "controlar" 1 diazinho de estudo, o que dirá anos a frente. Ter sonhos é fundamental, se planejar então... mas será que ficar pensando tanto no que pode acontecer vai nos ajudar? Eu acho que não... por isso o melhor é focar no dia a dia.

Se você tiver outra dica que FUNCIONE com VOCE, escreva nos comentários =)

Super beijo,



Um comentário: